domingo, 5 de julho de 2009

Currículo!

De volta depois de bastante tempo sem postar aqui! Nesse período, minha atenção se dividiu basicamente entre os estudos e o Amigos de Itajubá.

Na última semana, foi realizada na UNIFEI uma palestra da Johnson e Johnson sobre seu processo de seleção de estagiários para TI, atraindo principalmente alunos das Engenharias Elétrica, da Computação e de Controle e Automação. E é esse assunto que motiva esta postagem aqui.

Para mim, está chegando a hora de concorrer em processos seletivos, e com isso apresentar o que de melhor posso oferecer. Mas, geralmente, o curriculum vitae chega antes, provocando a primeira impressão. Então, aqui vai um resumo dos resultados após uma pesquisa no Google.


Estrutura básica:
- Dados pessoais (nome completo, nacionalidade, idade, estado civil e endereço completo)
- Objetivo profissional
- Qualificações: as mais importantes relacionadas ao objetivo profissional
- Experiência: histórico profissional, começando pela experiência mais recente. Incluir cargo, atividades desenvolvidas e o período de cada uma.
- Formação: cursos de formação, também do mais recente para o mais antigo. Não incluir ensino médio e anteriores.

+ Ser breve, não incluir números de documentos, enviar o currículo no corpo do e-mail em vez de anexar, e não mentir, claro!

+ Pretensão salarial e foto só devem ser incluídas caso sejam pedidas pela empresa. Nunca colocar religião, hobbies, motivo da saída do emprego anterior ou referências.

+ Viagens de férias ou turismo não valem, mas intercâmbios e estágios são bem valorizados.

+ Definir com cautela a fluência em um idioma.

+ Para quem ainda não trabalha ou ingressou há pouco tempo no mercado, a dica é dar ênfase a estágios, atividades extra-curriculares, projetos, pesquisas e trabalho voluntário.

+ Para a área de TI, é possível incluir uma seção Atualização profissional, contendo cursos específicos, seminários ou congressos pertinentes. Incluir possíveis certificações.

Não existe uma regra rígida para um bom currículo, apenas algumas dicas para uma boa criação.

O mais importante agora é o conteúdo. Mas ai é com cada um =)

Um comentário:

  1. E ai Camanzi!
    Você mandou muito bem com esse texto! E essa palestra deixou muita gente de cabelo em pé! hehehehe
    Ter um bom currículo redigido é fundamental para quem quer entrar em um processo seletivo. Existem outros fatores que o eliminarão, ou não, mas esses são muito imprevisíveis e estão relacionados ao perfil da vaga. As vezes você simplesmente não encaixa!
    Então, mãos à obra e com essas dicas, fazer um bom currículo!

    ResponderExcluir